quinta-feira, 29 de março de 2012

Entrevista Bé #9 [Parte 2]

TRFL Blog – Muito bem, e sobre o Plantel, podes-nos dizer o que pensas?
  
Bé #9 – Sim, posso… tenho a dizer que é um plantel cheio de potencial, estou convencido que se tivéssemos as condições dos anos anteriores, neste momento estaríamos a ter outros resultados e a lutar por lugares cimeiros, exactamente como na época transacta. O “núcleo”, permaneceu inalterado, com a excepção do Pato, que saiu agora…Os novos elementos, vieram completar a equipa e dar o seu contributo, embora tenham tido algumas dificuldades tácticas ao integrar o grupo, mas que é compreensível devido à falta de treinos, dou o exemplo do mês de Março, que ainda decorre, fizemos 3 jogos seguidos, em casa. Como toda a gente sabe, jogar não é a mesma coisa que treinar.
  
TRFL Blog – Ainda bem que tocaste no “assunto” Pato, o que tens a dizer sobre ele?
  
Bé #9 – O Pato… talvez seja um dos responsáveis, pelo mau momento que, a equipa atravessa. No inicio da época, não sabíamos se ele ia continuar na equipa ou não, depois, lá se decidiu a ficar. Na minha opinião, na primeira volta, não jogou com a mesma garra/motivação de outros tempos, depois lesionou-se e perdeu muito tempo a recuperar, por vezes jogava com dores, o que se verificava no rendimento, ou seja, o Pato que, durante 3 anos, foi o jogador mais influente do Tarrafal United, andou meia época a “meio gás” e durante a paragem do campeonato, onde se abre a janela do mercado de inverno, que dura uma semana, o Pato informou o Mister Tony, o Mouto e o Rui, que são os responsáveis e o treinador do Tarrafal, através de um telefonema, a 4 horas do fecho do mercado. O que eu quero dizer com isto, é que, acho que ele saiu pela porta de trás e não pela porta que deveria ter saído, ou seja, a principal. No entanto, não deixei de apoia-lo e desejar as maiores felicidades, aproveito para mandar um abraço ao Pato, não sei se ele vai ler a entrevista ou não, mas fica aqui o resgisto…
  
TRFL Blog – Já que não te importaste de falar de um jogador, queres dizer mais alguma coisa sobre o nosso plantel?
  
Bé #9 – Sim, posso também destacar alguns elementos, que caracterizam o grupo, falo primeiro do nosso capitão, Mouto #7, que embora não tenha a disponibilidade de outros tempos, não deixa de ser um dos que mais contribui para o bom funcionamento da equipa. O Mouto, é um jogador que está um pouco em baixo de forma, e está visivelmente desmotivado, o que a meu ver, acaba por desmotivar um pouco o resto do grupo, mas penso que no próximo jogo, tudo estará diferente e vamos conseguir dar a volta. O Rui Valderrama #99 é provavelmente a pessoa que nos momentos mais negativos, tenta sempre trazer a equipa para cima. Atrevo-me a dizer que estamos a sobreviver a esta temporada, muito graças aos esforços do Rui. Outro jogador que também quer referir é o Sito #13, tem uma personalidade irreverente e vive o Tarrafal United como ninguém, mas nem sempre age da maneira mais correcta e na minha opinião, sendo um dos mais antigos, deveria contribuir mais, até dou um exemplo, ir ás arbitragens. Destaco também o Joquinha #10, tem-se revelado um dos jogadores mais importantes desde que chegou à equipa, que é o melhor marcador, embora tenha passado por dificuldades no inicio enquanto ainda não se tinha adaptado à equipa, desde ai, tem sido um dos jogadores mais regulares. Na minha entrevista, tinha que falar do Henrique #69, o palhaço do grupo, passa os jogos e os treinos a animar o balneário, só tenho a apontar, que por vezes exagera um pouco, quando está o Mister ou o Carlos a falar e ele continua com as brincadeiras dele, de resto, uma pessoa 5 estrelas. Falo também do Luis #21, que é um jogador que dá tudo dentro do campo, chegou este ano à equipa, mas parece que já faz parte da mobília, também é um dos que contribui mais para o Tarrafal. Vou mencionar o Sérgio #77, que todos os jogos e treinos batalha para se adaptar, ao futsal e à nossa maneira de jogar, e está a conseguir, só falta mesmo é a “pontinha” de sorte. Não poderia terminar a resposta, sem falar do Fábio #6, o jogador que mais apoio aos outros e apesar de não ser do bairro do Tarrafal (Eu também não sou), está na equipa e joga por amor à camisola e mostra disponibilidade para o que quer que seja. Poderia referir toda gente, mas nunca mais saía daqui, mas todos têm coisas que os distinguem…
  
TRFL Blog – Muita coisa a dizer, sim sr… E agora que tal o retrospecção desde que entraste para o Tarrafal United?
  
Bé #9 – Esta não é fácil… Eu cheguei ao TRFL quando ainda se estava a formar, faço parte do lote de jogadores que constituiu a equipa em Junho de 2008, desde aí que faço aquilo que posso para ajudar o Tarrfal. O primeiro marco histórico que me lembro, é que fui eu que marquei o primeiro golo oficial do Tarrafal United, foi o nosso primeiro amigável, que perdemos, frente aos La Paz, o que foi normal, porque muitos de nós conhecemo-nos nesse dia quando nos estávamos a equipar. Outro momento que recordo, talvez um dos momentos, que vou recordar sempre, foi a minha estreia na LSF, estávamos muito confiantes, tínhamos vindo a melhorar, a cada amigável que fazíamos e as expectativas para o primeiro jogo eram elevadíssimas… Quando ainda estava 0-0, tive uma oportunidade flagrande para inaugurar o marcador e não aproveitei, fintei o GR e de baliza aberta, mandei a bola para fora… Acabamos por perder esse jogo, mas acabou por ser uma boa temporada, onde eu fui o melhor marcador com 15 golos. No 2º ano, muitos reforços, contávamos fazer uma época excelente, mais uma vez elevamos muito a fasquia, passamos a temporada com muitas dificuldades, apesar de termos recuperado algumas posições no final da temporada, ficamos com a nítida situação que podíamos e deveríamos ter feito muito melhor. Na temporada 2010/2011, tudo mudou, arranjamos um treinador, o Mister Tony e mais um treinador adjunto o Carlos, os treinos começaram a ser organizados, pela primeira vez treinávamos alguma coisa, começamos a aprender a jogar futsal e os resultados começaram a surgir, entretanto apareceu o Blog e a página no Facebook a equipa começou a crescer, a ganhar nome e credibilidade e fizemos uma temporada excelente, apesar de termos terminado um pouco mal, já devido ao desgaste talvez, o que nos fez perder alguns pontos no fim e perdemos a posição que gostávamos. No final da época, fomos do 80 para o 8, esteve em cima da mesa acabar com o Tarrafal United, mas o “núcleo” é duro, e aguentamos firme, arranjamos novos reforços e começamos a temporada corrente com muita motivação e com algumas aspirações. Entramos muito fortes, nos primeiros 2 jogos marcamos 16 golos, mas rapidamente a falta de treinos se fez sentir e enquanto as outras equipas evoluíram, nós não o fizemos, jogos consecutivos sem treinos e muitas ausências nos treinos, prejudicaram a nossa prestação na LSF, neste momento, não estamos a lutar por nada, a não ser por Honra, que se calhar é mais importante que qualquer resultado desportivo… e é isto, 4 anos em meia dúzia de linhas.
  
TRFL Blog – Muito bem, e então conta lá que festejos são aqueles? (LOL) já sabias que ia falar disto…
  
Bé #9 – (LOL) Era de prever… Não tenho nenhuma explicação lógica, apenas comecei a festejar de maneira diferente os golos, porque durante a pré-época 2010/2011, estava a ver o site MaisFutebol e estava lá um vídeo de um festejo original de uma equipa islandesa. Lembro-me que liguei imediatamente ao Mouto e disse que durante a temporada deveríamos fazer algo do género… mas pronto, uns não queriam fazer, outros eram mais envergonhados, acabei por ser só eu a festejar de maneira diferente, claro que nem sempre correu bem e nem sempre as pessoas percebiam aquilo que eu estava a fazer, relembro o meu ultimo golo, à 2 jornadas atrás, que fiz a “dança da mãozinha”, e só o Pinho #3 percebeu, porque horas antes tinha lhe dito o que ia fazer. Recordo algumas das danças que fiz, o Ladjum (que foi sem duvida a que teve mais sucesso), Rebolation, Genesis (I can’t dance) e “Ai se eu te pego”…(LOL). Brincadeiras à parte, devo dizer que todos deveríamos festejar mais os nossos golos.

   Ainda não fica por aqui, falta ainda a 3ª e ultima parte da entevista, espeo que esteja a corresponder à expectativa, que foi gerada em torno desta entrevista. Talvez o melhor tenha ficado para o fim...

1 comentário:

  1. posso concordar com algumas coisas k dizes , mas dai ate a ekipa tar a jogar menos por minha culpa,axo k num e um jogador k faz a ekipa mas sim o coletivo.e nao jogava com motivacao e garra. podem me acusar de tudo menos nao ter garra e motivacao , principalmente a defender essas cores. gosto e sempre heide gostar do TRFL.tenho la os meus AMIGOS . desculpa alguma coisa abraxo.boa sorte PATO11

    ResponderEliminar