terça-feira, 26 de outubro de 2010

Treinos, porquê?

Boa noite,

   Definitivamente, os treinos são o processo mais importante na preparação para uma competição. Nos jogos, as coisas normalmente não acontecem por acaso, para tal existem os treinos. Eu sei que vocês gostam é de jogar "à bola", mas nem sempre é possivel, ao contrário das épocas anteriores, este ano, temos objectivos bem definidos e são para cumprir.

"Intiligente é aquele que, vê nos obstáculos uma oportunidade de crescer" (C.C)

   Se queremos jogar alguma coisa, tem que ser futsal e o futsal tem regras, como tal, temos que ter um modelo de jogo definido. Para que este modelo funcione, tem de se trabalhar várias situações de jogo no treino, com vista a serem assimiladas e executadas o mais rapidamente possivel. Sendo vocês jogadores seniores, todos têm os seus "vicios de jogo" e se nós pretendemos modificar esses "vicios", temos de sistematizar acções, torna-las automáticas, corrigir erros. Isto só acontece com treino continuo e repetindo várias vezes cada exercicio. Por exemplo, quando tiramos a carta, no inicio, demoramos a reagir e a saber o que fazer, com o tempo e com a prática, conduzir sai automaticamente, inconscientemente. É isto que queremos com as repetições dos exercicios nos treinos, para que no jogo inconscientemente, vocês utilizem os exercicios que estajam sistematizados.

   No jogo existem vários momentos, acções a ser tomadas, se nós as trabalharmos no treino, mais rapidamente vamos tomar uma decisão que pode fazer a diferença. Se no treino vos proporcionarmos mais exemplos de exercicios e estes forem captados pela vossa parte, no jogo iremos ter mais opções para cada momento de jogo, desta forma, reagirão imediatamente, tornando tudo muito mais facil.

   Se vocês estiverem mais concentrados nos treinos, mais rapidamente captam e interiorizam o exercicio, sobrando mais tempo para, outro exercicios e jogo de treino.

"Aquele que gosta do faz e sente orgulho em fazer melhor, em cada dia que passa, irá mais longe!" (M. Tony)

   Pessoal, já sabem, é muito importante treinar, para criar rotinas, conhecer os companheiros, criar situações de jogo no treino, para tal, peço o vosso total empenho. Quando assimilarmos todas as ideias, só temos de as relembrar, ir juntando novas variações e corrigir erros. Quando conseguirmos fazer isto, ninguém nos vai puder acusar de inconpetência ou falta de empenho.

"Cada tentativa, cada falhanço. Não importa, tenta outra vez, falha outra vez... falha melhor!" (S.B.)

12 comentários:

  1. O que estraga tudo é o preto... =)

    ResponderEliminar
  2. Muito pertinente esta mensagem do Carlos, vale a pena pensar nisto.
    Não podemos deixar cair por terra todo o trabalho ja iniciado, e muito bem "absorvido", por voçês próprios. Esta vontade de aprender e apreender, e chegar mais longe, ser melhor e cada vez melhor, não pode ser dissipada por qualquer tipo de sentimento, seja ele de que origem fôr.
    Vou tentar amenizar, ou seja, escalar de forma diferente os nossos treinos, por forma a achar um meio termo que separe de forma mais uniforme a parte de exercicios e treino de conjunto, ou, jogo própriamente dito.
    Mas para isso, como comentou o carlos e muito bem, o grau de concentração terá que aumentar para que tudo sai mais alinhado em menos tempo, os exercicios, claro.!!
    Sei que posso contar com todos voçês e juntos estaremos, muito em breve no topo da nossa liga.

    Grande abraço,
    Mister Tony.

    ResponderEliminar
  3. ÒÒÒ sito vai cagar deixa a magia do futebol timorense que existe em ti sair cá pra fora assim como eu deixo a magia do futebol africano sair lol

    ResponderEliminar
  4. Caros Companheiros....

    Se bem se lembram eu estava numa equipa á qual tinha muitos ditos bons jogadores...vou vos dar a minha opinião pessoal..quanto a mim um bom jogador de futsal não é aquele que faz umas cuecas,que faz um cabrito, que finta um e dois e depois tenta fintar o GR e falha....acham isso um bom jogador????
    Na minha anterior equipa tinha lá disso como voçês sabem.....uma pergunta? quantas vezes a minha anterior equipa foi campeã??? Zero será que não tinhamos condições para isso??? tinhamos mas a mentalidade de equipa nunca foi suficientemente forte para ser superior ao indivídualismo.

    Como sabem alguns desses jogadores saíram para outra equipa que até aqui tinha vindo a dominar a LSF....veremos se conseguem ou não a vevalidação do título......na minha opinião não conseguem....sabem porquê? Porque este TRFL United está muito unido muito forte colectivamente e reparem numa coisa temos algum jogador indivídualista????

    Temos muitos e bons jogadores vou destacar 1 jogador que quanto a mim é excelente jogador inteligente e dedicado Nandinho joga faz jogar e tem uma humildade fenomenal dentro do campo....para mim isto é que é um bom jogador e temos sorte em tê-lo do nosso lado.......

    Outra das coisas que estamos na frente da concorrêbcia é o facto de termos treinadores que percebem de futsal que são dedicados que nos ensinam, que sofrem por nós, temos que retribuir isso é o nosso dever é o minimo que podemos fazer por alguém que se dedica de corpo e alma para que posamos ser os melhores.

    Tenho 33 anos se começa-se com aquele pensamento que muitos têm como por exemplo "não é agora aos 33 anos que vou aprender " meus amigos estava errado e não estava ajudar o grupo, vai haver jogos em que as coisas nos vão correr mal em que parece que tudo sai mal....e sabem quando vamos acertar?? Quando dum canto ensaiado fizer-mos golo ou então de um lancamento fazemos aquela jogada que treinamos nos treinos são pequenos pormenores que vão fazer a diferença, pormenores esses que nos vão fazer ganhar jogos jogos esses que no final nos vão fazer festejar a conquista do título....

    Só com trabalho se consegue algo então como é que fazemos pessoal?????????

    "VAMOS A ELES VAMOS AO TRABALHO QUE VÃO VER QUE AS COISAS NOS VÃO SORRIR, SEI QUE POR VEZES CHEGAMOS A UM TREINO CANSADOS DO TRABALHO E QUE POR VEZES SÓ QUEREMOS JOGAR Á BOLA E NÃO NOS APETECE DEDICAR AO TREINO PRÓPRIAMENTE DITO.....MAS E OS NOSSOS TREINADORES TAMBEM NÃO TRABALHAM??? TAMBEM A DIAS EM QUE CERTAMENTE NÃO LHES APETCE IR DÁR O TREINO....MAS ELES ESTÃO LÁ DE CORPO E ALMA SEMPRE MOTIVADOS E A MOTIVAREM-NOS COMO TAL VAMOS VENCER NÃO POR ELES MAS SIM POR NÓS PARA MOSTRAR-MOS A ELES QUE SOMOS CAPAZES....EU PELO MENOS VOU TENTAR E TENHO A CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR....E VOÇÊS CONSEGUEM?????????

    TRFL UNITED VENCERÁ.......??????? CABE A NÓS DECIDIR.

    DESCULPEM O TESTAMENTO MAS É ALTURA DE UM GRITO DE UM DESABAFO.

    OBRIGADA

    ResponderEliminar
  5. O comentário do Jorge, é uma lição para todos nós!

    Em relação ao post, penso que realmente pudemos melhorar o rendimento dos treinos, temos que aproveitar a sorte que temos em ter esta equipa técnica.

    P.S. Quem é que anda a votar no Matosinhos ?!?

    "I'm watching you!"

    ResponderEliminar
  6. Exactamente Ivo. O comentário do Jorge é uma lição para toda a equipa. Espero que todos os elementos da equipa tenham oportunidade de ler este comentário. O Jorge tem 33 anos, é 10/11 anos mais velho do que quase todos os outros jogadores. Mas isso nao lhe tira a motivaçao e a vontade de fazer mais e melhor. Pois o Jorge é um Homem. E agora eu digo,daqui para a frente é preciso deixar-mos de ser meninos,e é preciso sermos Homens. Todos nós!

    abraço a todos,em especial ao Jorge por ter feito este comentário,pois espero que este comentario nos abra os olhos...

    ResponderEliminar
  7. Vamos preto, vamos deixar a magia do futebol AfroAsiatico fluir em nós =)

    Eu acho que o Jorge desde que veio para o TRFLUTD tem apanhado cada bebedeira do C****** lol agora a sério, concordo plenamente com o que tu dizes, há ainda muita coisa para mudar.

    @Bé #9

    Quase que aposto que quem anda a votar no adversario é o preto =)

    ResponderEliminar
  8. Há q pensar em fazer sempre melhor a cada dia , contudo iremos ficar mais fortes unidos !

    TARRAFAL , TARRAFAL , TARRAFAL

    ResponderEliminar
  9. Já passamos as 1000 visualizações, Uh Uh!!

    O blog está a superar as expectativas, é pena o pessoal estar sempre a votar no Matosinhos :p

    Na próxima votação vou por só TRFL United, a ver se alguem vota noutro... lol

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  10. Só peço a toda gente que gosta de pertencer a este grupo, que faça por o merecer...e que pense antes de tomar alguma atitude...

    È bastante dificil num grupo grande agradar a gregos e a troianos...por isso ponham-se no lado contrario e vejam como não é facil...falo por experiencia propria...

    E se, este ano temos condições para chegar um pouco mais longe...por favor não as vamos desperdiçar...

    Pensem nisso!!! E no que disse o Jorge...

    Um grande abraço a família Tarrafal United!!!

    ResponderEliminar
  11. Parabens Jorge pelo teu comentário/desabafo, é mesmo assim que tem que ser... Em relação à "comparação" jargel vs nandinho, deixo aqui uma frase:

    "A distância entre a loucura e a genialidade, mede-se apenas pelo sucesso"

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Pelo que vejo, o Tarrafal united, quer mesmo organizar-se, não me admiram os resultados que estão a ter, se continuarem assim, arriscam-se a ser um sério cadidato ao titulo.

    Continuem com essa união e com o bom trabalho.

    Abraços

    ResponderEliminar